quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sedan da fiat!Fiat linea!





Novo sedan da fiat que ampliará mais a concorrencia dos sedans!Montado sobre a base do Grande Punto, o Linea é um compacto premium que acaba de ser lançado na Turquia. Sessenta mil modelos com esse nome deverão ser produzidos por ano na linha de montagem que a Fiat mantém naquele país com sua parceira local, a Tofas, em versões de motor e acabamento que custam entre 14 000 e 20 500 euros. Cerca de 25 000 desses veículos deverão ser exportados para outros países da Europa e Norte da África, como a Espanha, a Alemanha e o Marrocos. Nos próximos meses, ele será lançado em outros países emergentes onde sedãs dessa categoria são apreciados pelos consumidores locais. São mercados de grande volume como a Índia (onde o carro será montado em associação entre a Fiat e a indiana Tata), a Rússia, a China e o Brasil, aonde chegará ainda este ano montado em Minas Gerais.
Nosso Linea terá linhas idênticas às do modelo turco, porém mais sofisticação. E entrará na disputa com um objetivo ambicioso: conquistar cerca de 13% desse concorrido segmento. Para saber quanto vale a mais nova atração, fizemos uma avaliação no trânsito caótico de Istambul e em um itinerário de 800 quilômetros de estrada, combinando trechos de auto-estrada e rodovias mais sinuosas.
Os estilistas que o conceberam no Centro Stilo Fiat repetiram no Linea fórmulas que deram certo em outros campeões de venda, como o novo Bravo e o Grande Punto, que foi desenhado em conjunto com a Italdesign (leia-se com a preciosa ajuda do mestre Giorgetto Giugiaro). Os três têm belos e arrojados faróis com contornos que lembram os das esportivas Maserati e dão uma identidade visual ao trio.
Outra característica de estilo que o Linea herdou é o longo pára-brisa dianteiro e o capô inclinado e com vincos, que igualmente lhe conferem um ar mais moderno e arrojado. Também incorporou uma grade frontal opulenta. É impossível não bater os olhos nela sem lembrar os Audi da última safra. No Linea, a traseira é mais conservadora que no modelo hatch, como convém a um três-volumes, mas não antiquada.
Ele é espaçoso, com seus 4,56 metros de comprimento - 2,60 de entreeixos -, 1,73 metro de largura e 1,5 metro de altura. Na prática, significa que carrega cinco passageiros sem apertos para pernas e cabeças. No porta-malas de 500 litros cabe um bocado de bagagem (mais ainda se o encosto for rebatido).
Sem recorrer a materiais luxuosos, o painel causa boa impressão. Os instrumentos, sob fundo cinza-claro, e o console feito de plástico, imitando alumínio, fazem boa figura. Nessa versão de acabamento os bancos são regulados manualmente e revestidos de tecido claro. Mas o Linea brasileiro terá mais sofisticação no interior, como contorno cromado nos marcadores de velocidade e conta-giros. Isso não quer dizer que o carro turco seja um "pé-de-boi". A versão que avaliamos tinha de série CD player com comandos no volante (e com leitor de MP3), direção assistida eletricamente, vidros elétricos e ar-condicionado regulável ao gosto do condutor e do acompanhante.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Oi gostei muito do seu blog, pois eu tbm amo de paixão carro e não perco um auto esporte, muito bem elaborado...

se quirer manter o contato veja em msn no meu perfil.

bjokas............

11 de fevereiro de 2008 às 02:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial